04
11
2020

Do crânio ao todo

A importância do corpo equilibrado

por: Dra Aline M Avila

A constituição craniana do bebê é predominante de cartilagem e membrana. Ainda são estruturas muito flexíveis, móveis, moldáveis e facilmente adaptativas. Consideramos que a estrutura e função andam juntinhas – essa é uma das leis da osteopatia. Se temos uma estrutura óssea craniana que não está em sua posição adequada, a função apresentará adaptações também. Por exemplo, a cervical (pescoço) tem a função de flexão e extensão de pescoço. Se na base craniana  (estrutura que se comunica diretamente com o pescoço) há aumento de tensão ou posicionamento inadequado, a função da cervical ficará comprometida. Imagine como fica o desenvolvimento motor associado à essa condição? Para o desenvolvimento motor, ter as estruturas livres de tensões garante que o desenvolvimento aconteça adequadamente.

Outra questão à ser observada é que tensões na base craniana, influenciam as funções de estômago, intestinos, diafragma, pois os nervos responsáveis por parte do funcionamento dessas vísceras saem da base da cabeça.

Algo muito importante de você observar em casa é:

  • Seu bebê movimenta igualmente o pescoço para todos os lados sem dificuldade?
  • Seu bebê tem a cabecinha achatada em alguma região?
  • Seu bebê vomita muito e logo após fica incomodado?
  • Seu bebê apresenta sempre a mesma posição no berço, carrinho ou bebê conforto?
  • Seu bebê tem muita dificuldade para mamar em algum seio especificamente?

Caso sua resposta seja sim para alguma dessas perguntas, uma consulta ao osteopata especialista em pediatria poderá ajudar-lhes.

Buscar a Saúde é o caminho para o equilíbrio!


voltar a listagem