Especialidades

  • Osteopatia

    A arte de proporcionar cura através das mãos

    A Osteopatia é uma filosofia de avaliação e tratamento onde o terapeuta, através de técnicas manuais, consegue identificar o foco principal de todos os sintomas do paciente. Então, imediatamente o mesmo as corrige e faz com que o corpo automaticamente se autocure.

    A prática osteopatica se baseia no pensamento de que todos os sistemas do corpo estão relacionados. Sendo assim, qualquer disfunção em um sistema afeta os outros.

    Para isso, o osteopata utiliza ferramentas exclusivas  no tratamento de ossos, articulações, músculos, nervos, ligamentos e vísceras (estômago, fígado, intestino, etc). Estas técnicas são realizadas de forma muito sutil, respeitando os limites do corpo, sem que o paciente sinta dor.

            

    Algumas indicações para o tratamento osteopático são:

    ·  Dores na coluna vertebral;

    · Hérnia de disco;

    · Ciáticas;

    · Dores de cabeça e enxaquecas;

    · Bursites e tendinites;

    · Artrites e artroses;

    · Fibromialgia;

    · Gastrites;

    · Constipações Intestinais;

    · Cólicas menstruais;

    · Sinusites;

    · etc.

     

    Veja mais a respeito de sua patologia no item artigos.

  • Osteopatia Pediátrica

    Saúde para Bebês e Crianças

    A osteopatia pediátrica tem como objetivo tratar bebês e crianças que possuem qualquer tipo de disfunção física ou emocional.

    Através de técnicas manuais, o osteopata pediátrico tem a possibilidade de encontrar restrições mecânicas que podem ser ocasionadas desde um parto difícil até uma queda, por exemplo. Estas restrições, se mantidas por longo período, podem gerar sérios riscos à saúde da criança, prejudicando inclusive o desenvolvimento das mesmas.

    O tratamento é realizado de forma muito sutil, onde o terapeuta irá corrigir as tensões em alguns tecidos, deixando o corpo da criança mais funcional, e consequentemente eliminando os sintomas existentes.

     

    Abaixo segue algumas indicações:

               

    ·  Distúrbios do sono;

    ·  Choro excessivo;

    ·  Refluxo gastroesofágico;

    ·  Distúrbios alimentares;

    ·  Otites;

    ·  Sinusites;

    ·  Cólicas intestinais;

    ·  Convulsões;

    ·  Disfunções ortopédicas;

    ·  Déficit de crescimento;

    ·  Atraso no desenvolvimento;

    ·  Atraso na fala;

    ·  Déficit de aprendizagem;

    ·  Déficit de atenção e hiperatividade;

    ·  Entre outras.

  • Baropodometria

    Avaliação da Pressão dos Pés de Forma Computadorizada

         Trata-se de uma plataforma eletrônica francesa que possui mais de 1600 sensores resistivos, sendo um dos equipamentos mais precisos e, portanto, mais utilizado para identificar:

     

             * os tipos de pé (cavo, plano ou normal);

             * os tipos de pisada (supinada, pronada ou neutra);

             * os pontos de pressão na planta dos pés tanto na estática (parado) quanto na dinâmica (marcha/andar);

             * deslocamento do centro de gravidade;

             * fases e dinâmica da marcha.

         

         A baropodometria computadorizada fornece dados de extrema importância para juntamente com a avaliação postural, determinar um tratamento mais adequado e individualizado.

         Elabora-se um laudo detalhado sobre todas as informações adquiridas através dos diversos testes realizados que somadas as correlações clínicas determinam resultados satisfatórios e mais confortáveis para o paciente.

  • Projeto Melhor Idade

    Vida Saudável

    O Projeto Melhor Idade é direcionado aos indivíduos acima de 50 anos.

    Com acompanhamento do fisioterapeuta, e de forma personalizada, são aplicadas atividades como fortalecimento e alongamento muscular, treinamento de equilíbrio e propriocepção.

    A atividade física é muito importante para o bom desempenho das atividades de vida diária pois aumentam por exemplo, os níveis de serotonina e endorfina que são hormônios do bem-estar. 

    O Instituto Valsechi promove portanto, atividades direcionadas de forma especifica para esta faixa etária, na busca de restabelecer ou melhorar a qualidade de vida dos mesmos, fazendo com que estes se sintam cada vez mais valorizados.

     

    Indicações:

    · Perda de força muscular;

    · Falta de flexibilidade;

    · Perda de equilibrio;

    · Coordenação motora;

    · Quedas recorrentes;

    · Sedentarismo;

    · Dores musculares e articulares;

    · Osteoporose;

    · Dificuldades respiratórias;

    · entre outras.

     

    Agende uma avaliação e juntos traçaremos seus objetivos.

  • Maca de Flexo-distração

    Tratamento para a Coluna Vertebral

    O sistema de Flexo-distração foi desenvolvido por Cox nos Estados Unidos e aprimorado por Eckard. O paciente permanece deitado durante o tratamento, a mesa é capaz de ser ajustada para que o tratamento seja completamente indolor. Inicia-se a flexão-distração por 5 minutos e este tempo vai se estendendo à medida que evoluir o tratamento chegando a 15 minutos.

    Com o sistema de drop pode-se realizar manipulações diretas sobre o paciente sem riscos de lesão e deixando o tratamento mais confortável, pois não há a necessidade de realizar grandes alavancas para manipular. Hoje o sistema de Flexão-distração é sem sombras de dúvidas, um dos mais eficientes sistemas para tratamento de patologias lombares, dentre elas a hérnia discal, artrose, espondilolisteses, discartroses e mais alguns tipos de lombalgias. Nesta mesa, aplica-se uma força de descompressão associada à flexão da coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado. 

     

     

    Dentre os efeitos desta técnica de flexão-distração estão: 

    · O aumento do espaço do disco intervertebral;

    · A diminuição da protrusão do disco e a redução da estenose; 

    · O alongamento de ligamentos e músculos;

    · A abertura do canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm; 

    · O aumento o transporte de metabólitos para o disco; 

    · A separação das articulações apofisárias e a redução da compressão no disco intervertebral.

    · Diminuição da inflamação local

     

    Em recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders, foi demonstrado que 76% dos pacientes que apresentavam hérnias de disco melhoraram seus sintomas com tratamento clinico. Dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, foi demonstrado que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.

  • Pilates

    Melhora da Postura associada ao Exercício Físico

    Pilates é um método que abrange uma enorme diversidade de exercícios que são aplicados e conduzidos de acordo com a necessidade de cada paciente/aluno, visando alcançar o seu objetivo através de aulas personalizadas e pessoais. O método estimula a mente e o corpo, promovendo saúde, qualidade de vida e beleza.

    Com o Pilates conseguimos ter uma mistura perfeita, equilibrando força, resistência, flexibilidade, que melhora sua condição de vida diária, melhorando seu condicionamento físico e até mesmo reabilitando alguma patologia existente, doenças crônicas, como artrite, fibromialgia. Tudo isso é feito com o mínimo de sobrecarga articular e muscular através de movimentos suaves, prevenindo lesões.

    O que diferencia o Pilates das outras atividades encontradas é que ao mesmo tempo em que oferecemos melhora da condição física e do fortalecimento dos músculos centrais do corpo (CORE), também temos resultados harmoniosos na consciência corporal, no equilíbrio muscular e concentração.

     

     

    Quais os benefícios que o Pilates me oferece?

     

    · Alongar e fortalecer a musculatura

    · Fortalecer os músculos centrais do corpo (CORE)

    · Estimular a percepção e equilíbrio do corpo e mente

    · Reduzir as tensões e estresse

    · Alinhamento postural

    · Oferecer fortalecimento e flexibilidade à coluna vertebral e a todos os movimentos realizados no dia-a-dia

    · Aliviar dores articulares e musculares

    · Reabilitar lesões

    · Estimular a respiração adequada

    · Proporcionar coordenação motora neuromuscular, equilíbrio, melhora da mobilidade, agilidade e vigor.

    · Melhorar circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos

    · Melhorar propriocepção, equilíbrio, força, flexibilidade e resistência.

    · Melhorar as capacidades funcionais nas atividades de vida diárias

    · Melhorar a estética corporal

    · Melhorar a autoestima

    ·  Dar condições ao praticante de ter uma vida mais tranquila tanto fisicamente quanto mentalmente.

     

     

    “A Atividade física é um pré-requisito para se manter alegre. A nossa visão do exercício envolve a manutenção de um corpo uniformemente trabalhado associado a uma mente saudável, capaz de realizar as atividades diárias com prazer.” (Joseph Pilates)

  • Projeto Fibromialgia

    Alivio para as Dores Crônicas

    A fibromialgia é uma patologia muscular que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada por dores em todo o corpo, durante longos períodos. Essas dores podem afetar músculos, articulações, tendões e outros tecidos do corpo. Também é comum apresentar fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e sintomas depressivos.

    Através de um método inovador o Instituto Valsechi proporciona aos pacientes uma nova metodologia de tratamento para esta patologia. O método se baseia em duas fases bem definidas.

    A primeira fase, denominada de FASE DE ATAQUE, visa a redução imediata das dores. Tem duração de 3 meses, onde o paciente passará por uma equipe multidisciplinar, composta por osteopatas, nutricionistas e fisioterapeutas.

    Já a segunda fase, denominada de FASE DE MANUTENÇÃO, tem como objetivo manter uma melhor qualidade de vida ao paciente, no qual os sintomas não voltem a incomodá-lo.

     

     1º mês:

    ·  4 sessões de terapia manual (1 sessão por semana).

    · Avaliação nutricional.

     

    2º mês:

    · 2 sessões de terapia manual (1 sessão a cada 15 dias).

    · Treinamento Funcional (2 aulas por semana).

    · Aulas de alongamento muscular.

     

    3º mês:

    · 2 sessões de terapia manual (1 a cada 15 dias).

    · Treinamento funcional (2 aulas por semana).

    · Aulas de alongamento muscular.

     

    Fase de manutenção

     

    Básico:

    · 1 sessão de terapia manual.

    · Treinamento funcional (2 aulas por semana).

    · Aulas de alongamento muscular.

     

    Intemediário:

    · 2 sessões de terapia manual.

    · Treinamento funcional (2 aulas por semana).

               

    Prêmium:

    · 4 sessões de terapia manual.

    · Treinamento funcional (2 aulas por semana).

    · Aulas de alongamento muscular.

  • Nutrição Funcional

    Nutrição Personalizada

    Nutríção celular

     

    A Nutrição Clínica Funcional compreende a interação entre todos os sistemas do corpo (processos básicos de saúde) e enfatiza as relações que existem entre a fisiologia, aspectos emocionais e cognitivos e o funcionamento físico do organismo. Focaliza ainda as aplicações personalizadas da medicina cientificamente comprovada para melhorar a resposta a longo prazo do organismo.

    Os nutrientes, presentes naturalmente nos alimentos, formam as células e as permitem funcionar adequadamente em todos os níveis.

    Assim a nutrição adequada, incluindo diversidade de alimentos e suplementação nutricional (quando necessária), é capaz de nutrir efetivamente a célula permitindo que a mesma exerça suas funções, diminuindo o risco de anormalidades e o aparecimento de patologias, promovendo a saúde.

    Ainda, é importante o correto funcionamento de todas as etapas do metabolismo, já que caso isso não ocorra, mesmo com uma alimentação adequada, o organismo apresentará carências nutricionais e funcionais.

    É sabido que muitos micronutrientes e macronutrientes possuem a capacidade de interagir com o DNA, ativando e desativando genes. Desta forma, uma célula apresentando déficits nutricionais possui alteração nos padrões da expressão gênica, predispondo a diversos eventos adversos e surgimento de patologias, como síndrome metabólica, diabetes mellitus, hipertensão e principalmente o câncer.

  • Posturologia

    Correção Postural através de Estímulos Sensoriais

    A posturologia é a ciência do equilíbrio, que atua na prevenção e tratamento de doenças associadas ao sistema tônico postural.

    Visa corrigir os principais captores sensitivos, tais como: pés, olhos e boca. Quando desregulados, estes captores emitem ao cérebro informações assimétricas ou patológicas que, consequentemente, levarão a um desequilíbrio das cadeias musculares posturais, causando dores e desconfortos. Recalibrar e corrigir esses captores sensoriais é o caminho para uma postura equilibrada e com menor pressão sobre os ossos, nervos, ligamentos, músculos e tendões.

    Indicações:

    ·  Deformações na coluna (escoliose, hipercifose, hiperlordose, retificação);

    · Enxaquecas;

    · Vertigens;

    · Artrose;

    · Parkinson;

    · Hérnia de disco;

    · Atletas;

    · Osteófitos (bico de papagaio);

    · Esporão de calcâneo;

    · Dores na coluna vertebral (cervical, torácica, lombar e sacral);

    · Deformações podais (pé chato / pé cavo);

    · Entorses frequentes de joelho e tornozelo;

  • Wii Reabilitação

    Estímulos Sensoriais de Forma Lúdica

    Trata-se de um tratamento fisioterapêutico que faz uso do Nintendo Wii como ferramenta lúdica para auxiliar o processo de reabilitação do paciente, melhorando a postura, distúrbios vestibulares, coordenação motora, capacidade de concentração, equilíbrio, cognição, entre outros aspectos importantes.

    O jogo é escolhido de acordo com a necessidade do paciente após uma avaliação.

    Sem limite de idade, é possível alcançar os objetivos através da orientação da fisioterapeuta para movimentar o corpo de forma correta durante a ação exigida pelo jogo.

    Os movimentos repetitivos e contínuos realizados durante a sessão auxiliam na reorganização do esquema corporal e automaticidade nas ações do dia a dia de forma equilibrada.