15
06
2015

Hérnia de Disco e Dor Lombar

Coluna Vertebral

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com frequência na região lombar e/ou cervical. Esta doença provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para os braços, mãos, coxas, pernas e pés. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas, sendo que a localização mais comum das hérnias discais lombares se dá entre os níveis de L4/L5, ou seja, no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar; e L5/S1, ou seja, no disco que fica entre a quinta vertebra lombar e o sacro.

Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente dentro de três meses e nesse tempo podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Estudos recentes comprovam que após os primeiros sintomas de dores nas costas, os músculos que protegem a coluna vertebral começam a ficar fracos e atrofiados e dessa forma é de extrema importância que, mesmo o paciente estando livre de sintomas sem realizar nenhum tipo de tratamento, se faça um programa de cuidados voltado para a funcionalidade e fortalecimento da coluna.

É importante que fique claro que o repouso e os medicamentos não devolvem a funcionalidade e nem fortalecem os músculos da coluna que ficaram fracos. Acredita-se que esse seja um dos principais motivos de tantas dores recorrentes na coluna vertebral, ou seja, se você teve um episódio de dor severa na coluna e esses sintomas permaneceram por mais de três meses, provavelmente outros virão.

Deste modo, a osteopatia pode auxiliar no tratamento das hérnias discais devolvendo a funcionalidade para outras partes do corpo, fazendo com que o vetor de força resultante não chegue no local da hérnia. Proporcionar uma nova oportunidade de o corpo adquirir uma melhor adaptação o tratamento osteopático fará com que mesmo na existência da hérnia o indivíduo não mais tenha dores e/ou sintomas neurais podendo levar uma vida normal livre de desconfortos.


voltar a listagem