Especialidades

  • Osteopatia

    A arte de proporcionar cura através das mãos

    A Osteopatia é uma filosofia de avaliação e tratamento onde o terapeuta, através de técnicas manuais, consegue identificar o foco principal de todos os sintomas do paciente. Então, imediatamente o mesmo as corrige e faz com que o corpo automaticamente se autocure.

    A prática osteopatica se baseia no pensamento de que todos os sistemas do corpo estão relacionados. Sendo assim, qualquer disfunção em um sistema afeta os outros.

    Para isso, o osteopata utiliza ferramentas exclusivas  no tratamento de ossos, articulações, músculos, nervos, ligamentos e vísceras (estômago, fígado, intestino, etc). Estas técnicas são realizadas de forma muito sutil, respeitando os limites do corpo, sem que o paciente sinta dor.

            

    Algumas indicações para o tratamento osteopático são:

    ·  Dores na coluna vertebral;

    · Hérnia de disco;

    · Ciáticas;

    · Dores de cabeça e enxaquecas;

    · Bursites e tendinites;

    · Artrites e artroses;

    · Fibromialgia;

    · Gastrites;

    · Constipações Intestinais;

    · Cólicas menstruais;

    · Sinusites;

    · etc.

     

    Veja mais a respeito de sua patologia no item artigos.

  • Osteopatia Pediátrica

    Saúde para Bebês e Crianças

    A osteopatia pediátrica tem como objetivo tratar bebês e crianças que possuem qualquer tipo de disfunção física ou emocional.

    Através de técnicas manuais, o osteopata pediátrico tem a possibilidade de encontrar restrições mecânicas que podem ser ocasionadas desde um parto difícil até uma queda, por exemplo. Estas restrições, se mantidas por longo período, podem gerar sérios riscos à saúde da criança, prejudicando inclusive o desenvolvimento das mesmas.

    O tratamento é realizado de forma muito sutil, onde o terapeuta irá corrigir as tensões em alguns tecidos, deixando o corpo da criança mais funcional, e consequentemente eliminando os sintomas existentes.

     

    Abaixo segue algumas indicações:

               

    ·  Distúrbios do sono;

    ·  Choro excessivo;

    ·  Refluxo gastroesofágico;

    ·  Distúrbios alimentares;

    ·  Otites;

    ·  Sinusites;

    ·  Cólicas intestinais;

    ·  Convulsões;

    ·  Disfunções ortopédicas;

    ·  Déficit de crescimento;

    ·  Atraso no desenvolvimento;

    ·  Atraso na fala;

    ·  Déficit de aprendizagem;

    ·  Déficit de atenção e hiperatividade;

    ·  Entre outras.

  • Maca de Flexo-distração

    Tratamento para a Coluna Vertebral

    O sistema de Flexo-distração foi desenvolvido por Cox nos Estados Unidos e aprimorado por Eckard. O paciente permanece deitado durante o tratamento, a mesa é capaz de ser ajustada para que o tratamento seja completamente indolor. Inicia-se a flexão-distração por 5 minutos e este tempo vai se estendendo à medida que evoluir o tratamento chegando a 15 minutos.

    Com o sistema de drop pode-se realizar manipulações diretas sobre o paciente sem riscos de lesão e deixando o tratamento mais confortável, pois não há a necessidade de realizar grandes alavancas para manipular. Hoje o sistema de Flexão-distração é sem sombras de dúvidas, um dos mais eficientes sistemas para tratamento de patologias lombares, dentre elas a hérnia discal, artrose, espondilolisteses, discartroses e mais alguns tipos de lombalgias. Nesta mesa, aplica-se uma força de descompressão associada à flexão da coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado. 

     

     

    Dentre os efeitos desta técnica de flexão-distração estão: 

    · O aumento do espaço do disco intervertebral;

    · A diminuição da protrusão do disco e a redução da estenose; 

    · O alongamento de ligamentos e músculos;

    · A abertura do canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm; 

    · O aumento o transporte de metabólitos para o disco; 

    · A separação das articulações apofisárias e a redução da compressão no disco intervertebral.

    · Diminuição da inflamação local

     

    Em recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders, foi demonstrado que 76% dos pacientes que apresentavam hérnias de disco melhoraram seus sintomas com tratamento clinico. Dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, foi demonstrado que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.