04
11
2015
Fibromialgia
Dores incapacitantes
por: Dr. Marcio Valsechi
A fibromialgia é uma patologia muscular que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. A maioria destas pessoas sofrem por um longo período de tempo, fazendo uso de medicamentos de forma constante.
Os locais dolorosos mais afetados são as articulações, músculos e tendões. Nestes locais, os pacientes geralmente relatam sintomas que vão desde um pequeno incomodo até dores incapacitantes, levando estes indivíduos a uma redução ou exclusão de algumas de suas atividades de vida diária.
A maioria das pesquisas correlacionam as dores da fibromialgia a padrões emocionais. É muito comum os pacientes acometidos com esta patologia relatarem expressões de incapacidade, impotência e desvalorização. Esses tipos de sensações podem evoluir para estados de grande ansiedade e até depressão.
A incidência maior acontece em mulheres, com uma prevalência de 30 a 50 anos, podendo também acometer crianças, adolescentes e até idosos.
Existem diversas formas de auxiliar estes indivíduos, sendo que uma das mais eficazes é a osteopatia. Através de ferramentas manuais, o osteopata consegue identificar os locais de maiores tensões e, utilizando-se de toques sutis, corrigi-los. Após poucas sessões a maioria dos pacientes já relatam que seus sintomas cessaram ou diminuíram de forma considerável.
Em conjunto ao tratamento osteopático também é interessante uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos de forma orientada.
Projeto Fibromialgia - Instituto Valsechi
Através de um método inovador o Instituto Valsechi proporciona aos pacientes uma nova metodologia de tratamento para esta patologia. O método se baseia em duas fases bem definidas.
A primeira fase, denominada de FASE DE ATAQUE, visa a redução imediata das dores. Tem duração de 3 meses, onde o paciente passará por uma equipe multidisciplinar, composta por osteopatas, nutricionistas e fisioterapeutas.
Já a segunda fase, denominada de FASE DE MANUTENÇÃO, tem como objetivo manter uma melhor qualidade de vida ao paciente, no qual os sintomas não voltem a incomodá-lo.
Fase de Ataque
1º mês:
· 4 sessões de terapia manual (1 sessão por semana).
· Avaliação nutricional.
2º mês:
· 2 sessões de terapia manual (1 sessão a cada 15 dias).
· Treinamento Funcional (2 aulas por semana).
· Aulas de alongamento muscular.
3º mês:
· 2 sessões de terapia manual (1 a cada 15 dias).
· Treinamento funcional (2 aulas por semana).
· Aulas de alongamento muscular.
Fase de Manutenção (3 planos)
Básico:
· 1 sessão de terapia manual.
· Treinamento funcional (2 aulas por semana).
· Aulas de alongamento muscular.
Intermediário:
· 2 sessões de terapia manual.
· Treinamento funcional (2 aulas por semana).
· Aulas de alongamento muscular.
Avançado:
· 2 sessões de terapia manual.
· Treinamento funcional (3 aulas por semana).
· Aulas de alongamento muscular.
Entre em contato e agende sua avaliação.
OBS: Nesta consulta o osteopata irá avaliar se será necessário realmente todo o processo de tratamento, ou se o mesmo pode ser encurtado, o que acontece em casos onde os sintomas já estão estabilizados.
Tel: 17 3227-0002
-
Ainda durante a infância e adolescênci...
-
Osteopatia é uma nova opção de tratamento contra dores no corpo
A dor é uma das queixas mais frequentes, em qualqu...
-
Você sabia nosso cérebro possui um sistema de limp...