14
12
2015

Sem Choro Nem Vela

Tratamentos para Cólicas

por: Juliana Ribeiro - Diário da Região

No combate à colica, mães e bebês podem encontrar alivio imediato na osteopatia, na homeopatia e na auriculoterapia, tratamentos eficazes, naturais e sem contraindicação. 

A médica homeopata Sandra Bossa explica que, antes de dar inicio ao tratamento, é necessário fazer uma entrevista com os pais das crianças, pois o tratamento é individualizado. "Individualizamos os sintomas, como horários, fezes, posição que a criança assume durante a cólica e escolhemos um medicamento homeopático apropriado para o caso", diz.

Sandra diz que a homeopatia é uma ciência médica completa, atua em diversas doenças e pode ser usada a partir do primeiro dia de vida da criança. "Cólicas de bebê não ocorrem tão cedo assim, portanto, orientamos os pais com algumas técnicas, como embrulhar o bebê para acalmá-lo, pois o choro pode ser falta de útero, alimentação errada da mãe, ou leite inapropriado. Temos de investigar se é cólica mesmo ou outro fator", alerta. 

Aline Medeiros Ávila, fisioterapeuta e osteopata pediátrica, do Instituto Valsechi, de Rio Preto, explica que a osteopatia atua na causa das cólicas. "Com as técnicas sutis, conseguimos diagnosticar e tratar o que está gerando as cólicas, que pode se originar em um lugar totalmente distante do intestino. Uma das leis da osteopatia é o corpo como uma unidade, ou seja, uma alteração no intestino pode estar sendo causada por uma alteração na base do crânio, ou nas torácicas. Por isso, a importância do osteopata avaliar adequadamente todo o corpo do paciente."

Já a auriculoterapia é uma técnica complementar da acupuntura que utiliza a estimulação de pontos reflexos localizados na orelha para tratar diversas disfunções e promover analgesia. 

"Com a estimulação de pontos, geramos estímulos que aceleram uma série de reações reflexas, agindo sobre os órgãos, membros e todo o corpinho do bebê. A cólica é vista como um desequilibrio em alguns desses pontos, dessa forma, a auriculoterapia equilibra e harmoniza o organismo do bebê como um todo, cuidando não só da cólica, mas de seu bem estar geral", explica a acupunturista Tylá Pillotto Duarte, da clínica Centerlife em Rio Preto.

Segundo Tylá, assim como a acupuntura, a auriculoterapia pode ajudar em muitas situações. "No caso dos bebês pode ser usada também para reequilibrar o sono, ansiedade, irritação e sinusite."

 


voltar a listagem