25
06
2015

Faz mal estalar as mãos?

Cuidado

por: Instituto Valsechi

Segundo especialistas, pode fazer mal se as articulações forem estaladas sem parar, por exemplo, quando a pessoa possui um tique nervoso, manifestado por Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou por estados demenciais.

"Há referências na literatura de pessoas que acabam tendo lesões nesses casos", explica o ortopedista Rames Mattar Junior, especialista em cirurgia da mão do Hospital Israelita Albert Einstein e professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Mas o cirurgião esclarece que é difícil saber se o dano ocorre pelo estalar dos dedos, em si, ou pelo fato de que essas pessoas apertam tanto os dedos a ponto de provocar traumas. Ou seja: não dá para comprovar o nexo causal.

Além disso sabemos que muitas pessoas dizem estar revigorados depois de uma sessão de osteopatia/ quiropraxia/ terapias manuais, que promove alguns estalos destes no corpo inteiro.

Mas, afinal, o que exatamente provoca o estalido ao puxar ou apertar os dedos?

Em primeiro lugar, saiba que entre um osso e outro da mão ou de qualquer outra parte do corpo existe uma cápsula (um globo de tecido, que conhecemos como articulação) que contém um líquido em seu interior, chamado sinovial. Toda essa estrutura é reforçada por ligamentos.

"Puxar os dedos gera uma espécie de vácuo intra-articular que faz o líquido sinovial se movimentar com violência, daí o ruído",

Essas bolhas no fluido das articulações, portanto, são a origem do estalido, um processo chamado de "cavitação".


voltar a listagem