11
01
2016

Como anda seu sono?

Insônia

por: Dr. Marcio Valsechi Junior D.O.

Cerca de 1 em cada 3 indivíduos adultos possuem insônia em todo o mundo. A mesma é caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, e pela sensação de não ter um sono reparador, causando prejuízo significativo na vida social e profissional do individuo.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansados, com problemas de humor e falta de energia, afetando o desempenho no trabalho e nos estudos. Frequentemente indivíduos com diagnostico de insônia apresentam dificuldade para começar a dormir e acorda seguidamente durante a noite.

A mesma pode ser causada primariamente por um distúrbio psicossomático ou de forma secundária por algum efeito colateral a um medicamento.

 

Alguns pesquisadores citam que a peça chave para um bom período de sono é um hormônio produzido pela glândula pineal, chamado melatonina. Seu ponto de ignição acontece assim que o sol se põe, como uma espécie de aviso ao organismo para que comece a se preparar para dormir.

           

 Fases do Sono

 

Para um sono completo e reparador o individuo deve passar por 5 fases distintas:

           

Fase 1: Acontece um sono leve, onde o individuo experimenta um entrar e sair do sono, sendo facilmente acordado. Nesta fase os movimentos do corpo e dos olhos diminuem, podendo apresentar alguns rápidos movimentos que causam a sensação de estar caindo, acordando o individuo. Corresponde a 5% de seu sono total.

 

Fase 2: Nesta fase os movimentos oculares param e as ondas cerebrais tornam-se mais lentas. Os batimentos cardíacos e a frequência respiratória diminuem, proporcionando ao mesmo tempo um relaxamento muscular. É a maior fase do sono, correspondendo a aproximadamente 50% do sono total.

 

Fase 3: É a primeira fase de sono profundo. Durante essa fase é mais difícil acordar alguém. Quando acordado nesta fase, o individuo pode sentir-se fraco e desorientado por vários minutos antes de recobrar plena consciência de seus arredores e ações. Esta fase corresponde a 5% do sono total.

 

Fase 4: É a segunda fase de sono profundo. O individuo possui uma respiração rítmica, com baixa atividade muscular. Ambas as fases de sono profundo são de suma importância para sentir-se revigorado pela manhã. Corresponde a 15% do sono total. 

Além da importância para o relaxamento e reparação do individuo os estágios de 1 a 4 são importantes para a secreção do hormônio de crescimento (principalmente em adolescentes e crianças).

 

Fase 5: Também conhecida por fase REM (Movimento Rápido dos Olhos), esta é a fase onde a maior parte dos sonhos acontece. Nesta fase a respiração torna-se rápida, irregular e superficial. Os olhos se movem rapidamente e os músculos do corpo se tornam imóveis. Os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentam. Corresponde a aproximadamente 20% a 25% do sono total.

 

O primeiro ciclo de sono tem um curto período de sono REM. A medida que os ciclos acontecem e o horário de acordar vai chegando, o tempo gasto no sono REM aumenta e os estágios de sono profundo diminuem. Esta fase começa cerca de 70 a 90 min depois de adormecer.

 

Tratamento

 

São várias as possibilidades de tratamento para a insônia, sendo que estas vão desde orientações referentes aos hábitos inadequados ao dormir até o tratamento com medicamentos alopáticos.

Uma ferramenta que vem demonstrando ser muito efetiva para o restabelecimento do sono é a osteopatia. Com técnicas manuais próprias e sutis, o osteopata consegue reequilibrar as disfunções corporais e auxiliar o individuo em sua auto-regulação. Geralmente em poucas sessões o paciente já começa a perceber diferenças no sono, acordando de forma mais equilibrada e saudável. É importante salientar que concomitantemente com o tratamento osteopático deve-se realizar uma alimentação saudável e atividades físicas de forma orientada.

Saiba mais a respeito da osteopatia em nosso menu artigos.

 

Veja também o video que fala a respeito: https://www.youtube.com/watch?v=XOVkf_dwYvI


voltar a listagem